terça-feira, 27 de agosto de 2013

Azulejo Português

Olá meninas, estou aqui pra falar a respeito da estampa do momento. Nos séculos 17 e 18, época dos estilos barroco e rococó, os portugueses dominavam a técnica italiana conhecida como majólica e produziam artesanais azulejos em que,  por influência da porcelana chinesa, predominava o azul de cobalto.O revestimento se adaptou muito bem às necessidades dos trópicos e, principalmente a partir da Abertura dos Portos (1808), deixou de ser usado somente em igrejas e prédios públicos, chegando até a nobreza.
Além dos azulejos historiados ou figurativos serem uma das obras de arte mais importantes nos séculos 18 e 19, foram uma excelente solução térmica, pois no calor refrescam e no frio aquecem por conta da cerâmica. Era também  um elemento de aceitação, só tinha azulejo quem era nobre.Depois de Portugal, a Bahia é o lugar que tem a maior quantidade de azulejaria portuguesa.
As modulares de florais, ramagens, arabescos e formas geométricas em azul e branco.Esta herança da arquitetura colonial expandiu-se para as passarelas e vitrines e se tornou uma das principais tendências para a moda do próximo verão. Das coleções de estilistas a grifes nacionais e às principais lojas de departamento.Pode vir em vestidos, saias, blusas, shorts, e é muito fácil de se combinar. Não tem regras pra usar. Pode investir sem medo!
Para usar uma roupa com estampa de azulejo português, no entanto, é preciso ter atenção ao próprio tipo físico. O desenho aumenta visualmente o volume do corpo na região em que está sendo usado. Portanto, quem tem quadril largo pode usar na parte de cima do corpo. A estampa pode estar no look inteiro, caso seja um macacão, por exemplo, ou apenas em algumas peças. A única recomendação é com relação à combinação são os sapatos,para não errar na composição, a dica é apostar em cores neutras como nude, preto ou caramelo. Outra recomendação, os acessórios, não podem ter textura e muitos detalhes.

Meu Look preferido foi o ultimo, usaria com certeza, e o de vocês? Me contem!

Você pode encontrar essas estampas nas lojas; C&A, Riachuelo,Renner, Marisa, Pernambucanas entre outras! Os dados históricos são baseados no texto da Zeila Maria Machado, mestre em história da arte pela Escola de Belas Artes (EBA/Ufba).
 
Beijinhos e até o próximo Post.


0 comentários:

Postar um comentário