sábado, 25 de abril de 2015

O MUNDO DOS PERFUMES: O que estou comprando?

Olá meninas, hoje estou aqui com um post de informação para vocês. Esse Post é sobre a diferença entre perfume, eau de parfum, Toilette, Cologne e Fraiche. Mais o porque desse post Lanna? Na verdade era uma dúvida minha, mais pode ser sua também porque percebi que a maioria das pessoas não sab o que está comprando. Eles variam de acordo com a sua itens idade aromática e a concentração. Fabricantes, vendedores e consumidores chamam de perfume qualquer mistura de óleos aromáticos, fragrâncias e fixadores dissolvidos com o objetivo de fazer quem usa cheirar bem ou seja é comum você ouvir falar " Comprei X perfum". Mas stop existe uma classificação técnica, obrigatória e visível em toda embalagem, baseada na concentração da essência de perfume.


Quanto mais essência, mais duradouro e intenso é o aroma do perfume e, consequentemente, mais caro ele fica. Uma embalagem de 10 mililitros de extrato de perfume, o tipo mais concentrado, pode custar até US$ 250. Ou seja, é verdade que os melhores perfumes estão nos menores frascos, e os importados costumam ser assim, o olho da cara, 30ml chegam a custar R$ 180,00 facilmente.

Quando surgiu no Egito há 5 mil anos, o perfume não era usado com intenção de deslumbrar o nariz alheio, mas de facilitar o contato com os deuses em rituais religiosos, ou conservar o corpo do falecido. E por fim com o tempo foi usado para disfarçar seus odores corporais ou como técnica de sedução.


Com origem no latim per fumare  em referência ao aroma que se desprendia do incenso. Hoje em dia, entende-se por perfume o produto, geralmente líquido, que usam os homens e as mulheres no corpo para soltar um odor agradável. Dificilmente é encontrado no Brasil, até porque perfumes mais concentrados são mais adequados ao clima frio o suor torna seu aroma intenso demais por isso deve ser usado em pequenas doses. 
Eau de Parfum;
Pronuncia-se “ô de parfâm” (literalmente: “água de perfume”). Mesmo com cerca de metade da intensidade do extrato, ainda se recomenda o uso moderado.
Eau de Parfum é um tipo de perfume, com uma quantidade de essência e óleos aromáticos bastante forte. Eau de parfum é um termo francês e caracteriza um perfume com a essência bastante concentrada. É composto por 10% a 30% de concentração da essência, as notas aromáticas são mais marcantes.
Duração: 12 horas.
Eau de Toilette;
 Eau de toilette é um tipo de perfume com uma concentração mais suave, em torno de 5% a 15%, e sua duração na pele é bastante inferior ao eau de parfum, além de ser geralmente mais delicado. Eau de toilette, é o ideal para o clima brasileiro.
Pronuncia-se “ô de tualét” e a tradução literal é “água de banheiro”. Suas fragrâncias suaves combinam mais com nosso clima tropical. Por isso, são mais comuns no mercado brasileiro.
Duração: De duas a quatro horas. 
Eau de Cologne;
 Eau de cologne é um perfume ainda mais fraco e suave que o eau de toilette. Esse tipo de perfume contém entre 2% a 5% de concentração do perfume, é mais utilizado após o banho, pois dá uma sensação de frescor.
Duração: 2 horas.
Eau Fraiche;
Possui apenas 3% de perfume é quase uma água com aroma bem suava quase imperceptível ao cheiro, geralmente para pessoas alérgicas ou que possuem algum distúrbio a cheiros fortes.
Duração: Menos de duas horas.


Entendeu a diferença? Aqui no Brasil a maioria " perfumes" ou melhor fragrâncias são Água de Colônia  que possuem menos de 10% de concentração, que nos melhores dias duram até seis horas, mais isso depende muito do produto.
Portanto pagamos caro em produtos que não são nem perfumes minha gente, agora você entende porque a maioria dos perfumes importados são caros né? É comum ver as marcas lançando Eau de Parfum e Toillete para diversificar a demanda  de acordo com o bolso e procura do cliente.
No Brasil as marcas mais famosas que possuem o Eau de Parfum são o Boticário com o Lily, Zaad e Make B. + a Natura com a linha Essencial, Una e Priprioca.
Enfim agora você sabe a diferença e não vai mais comprar produto enganada, ao menos que deseje é claro.
Um beijo perfumado ;*

0 comentários:

Postar um comentário