terça-feira, 20 de outubro de 2015

BOOK LOVERS: O HOBBIT

 Dia desses eu comprei alguns livros e hoje estou aqui pra resenhar um deles, resenhar o livro O HOBBIT, eu já tinha lido, na verdade emprestei esse primeiro na foto abaixo e um tempo depois encontrei a versão em inglês no submarino, na verdade é um mini box, com a parte I e II, parece romance sabe?
O que posso falar? Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit  Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso e muitas aventuras virão.
 
Informações Técnicas:The Hobbit (Part 1 And 2) |  Autor J. R.R. TOLKIEN | 368 páginas | 1ª edição | 2011| Idioma Inglês.



Bilbo Baggins (Bilso Bolseiro) é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição.

Eles possuem plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão.

O jeito que ele conseguiu amadurecer o personagem principal foi inexplicável. Bilbo era só um Hobbit normal que queria ajudar os anões e logo em seguida voltar para casa, mas em tantos perigos e diversão, ele acabou gostando ( quem diria não? Os anões apenas queriam o que era deles, e não confiavam tanto em Bilbo, no final, choraram com a despedida do mesmo. Conseguiu também mostrar a ganância do homem em um dragão. Smaug era totalmente louco pelo ouro, como se fosse uma doença. E ai vem à dúvida: “Ele é um dragão, vai gastar com o que?”, e é exatamente isso que o livro nos faz refletir.



Tolkien é um gênio,  seis filmes foram feitos baseados em suas obras: Senhor dos anéis – a sociedade do anel; Senhor dos anéis – as duas torres; Senhor dos anéis – o retorno do rei. O Hobbit – uma jornada inesperada; O Hobbit – a desolação de Smaug e por último, que teve estreia à pouco tempo: O Hobbit – A batalha dos cinco exércitos e eu sou apaixonada por todos.

O que presenciamos nesse livro gira em torno do  amor, amizade, religião e música. Sim, Tolkien era muito ligado . (ele não cita nada de Deus) , mas a Terra-Média  é um mundo que, em linguajar cristão, e você pode imaginar em muitas situações.


  
 Apesar de ter sido escrito em meados do século XX, a leitura não é complexa Já O Hobbit em inglês é bem mais difícil e você deve desejar ler pois não é uma leitura que flui por ser em outra lingua ( minha opinião). Tolkien foi hábil em pegar essa visão simples da Terra-Média e transformá-la em algo que prende a imaginação dos leitores, evocando uma mitologia cativante, eu me amarro e você?
Referências: Skoob


Beijinhos da terra média ;*

0 comentários:

Postar um comentário