quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Menina Caprichosa no Túnel do tempo; Anos 70



Hello meninas, voltei com a minha aula de história, ops' post aqui no Blog. 
Se você é nova aqui eu vou te explicar... a um mês atrás eu decidi fazer essa série de posts históricos depois de uma entrevista que dei pra uma menina ( que iria fazer um trabalho de escola) enfim, estou amando fazer, claro que é cansativo e exige muito tempo e atenção, porém faz parte!
 E se você ainda não acessou os outros aproveita e segue os links abaixo:
♥ Moda Anos 20
♥ Moda Anos 30
♥ Moda Anos 40

♥ Moda Anos 50
♥ Moda Anos 60

1. História
Na história no geral poucos fatos marcantes ocorreram, entre eles em 11 de setembro de 1973 - golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o governo de Salvador Allende. 
Também houve a derrota dos Estados Unidos, em 1975, termina a Guerra do Vietnã. Na economia ocorreu a crise mundial do petróleo - OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%. Para a vitória das mulheres Margareth Thatcher torna-se, em 1976, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra Britânica da história.

 
Na tecnologia em 15 de novembro de 1971 a Intel lança o primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004 e em janeiro de 1972 é lançado o Odyssey 100, primeiro videogame do mundo. Em 1976 é fundada a empresa que seria a gigante da computação nas décadas seguinte: a Apple e pra acabar essa sessão a televisão em cores começa a se tornar popular no final dos anos 70.

2. Esporte
 Em 21 de junho de 1970 o  Brasil tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol, realizada no México.

Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha).

Em 1976, são realizados os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá).


3. Publicidade
Nos anos 70, entretanto, deu-se também o boom das telecomunicações e da Comunicação, profissionalizando um mercado criativo mas amador.
Apesar da censura, foi na década de 70 que proliferaram as chamadas revistas masculinas. Na década de 70, a Editora Abril já dominava o mercado de publicações de revistas.
Um dos temas mais mobilizados da década para a propaganda e, certamente, do 3º Congresso, foi a instituição que se convencionou chamar de Código brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, um documento que tinha por objetivo oficial, normatizar eticamente a atividade publicitária. Produtos:  Surge o garoto propaganda da Bombril, bebidas alcoólicas ( Whisky, bacardi, cerveja), popularização dos Cigarros a preço "acessível" e Carros populares.
4. Cultura e Arte
A década de 70 foi um período no qual parte da cultura virou voz da realidade, que falava o que não podia ser dito a quem quisesse ouvir. 

Foi como se, de repente, o mundo passasse a ser dos jovens, que se entusiasmaram pelas mais diversas novidades e podiam ser divididos em dois grupos: os que estavam preocupados em se descobrir e os que estavam engajados em alguma causa social.

 

Surge a arte conceitual teve sua origem na obra de  Duchamp, no episódio no qual enviou um mictório para um salão de arte, sob o título "A fonte", o artista inaugurou contra a sua própria vontade, uma arte que passaria romper ideias e conceitos que haviam sido importantes para a arte durante muito tempo, a obra de Duchamp revelava uma arte na qual a ideia é o mais importante da obra e não o fazer ou a habilidade técnica do artista por exemplo. 

Na mesma década, o rock ganhou destaque com instrumentos dos ritmos eruditos com tons derivados da psicodelia sessentista. Surgiram então o Glam rockHard rock e Punk Rock.

No Brasil, a Musica romântica e MPB vivia momentos de estabilidade, onde grandes nomes da musicas exibiam suas melhores inspirações. Os artistas dessa época influenciaram todas as outras gerações.
  
As noticias musicais que mais impactaram a época foi o término da banda Beatles em março de 1970 e a morte de Elvis Presley em 16 de agosto de 1977.
Músicos que fizeram sucesso: 
• Brasil: Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina, João Gilberto, Gal Costa, Tom Jobim, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Rita Lee, Chico Buarque, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Tim Maia, Beto Guedes e Vinicius de Moraes.
• Internacionais: David Bowie, Elton John, John Travolta, Donna Summer, Elvis Presley, Rod Stewart, John Lennon, Cat Stevens, Billi Paul e Bob Marley.
6. Cinema & TV
O cinema começava a investir cada vez mais em super produções, também vimos o potencial revelado dos filmes de terror.
Separei os mais conhecidos:
           
1.Laranja Mecânica  1971, de Stanley Kubrick, 2. O Poderoso Chefão 1972, de Francis Ford Coppola3.O Exorcista 973, de William Friedkin.


4.O Massacre da Serra Elétrica 1974, de Tobe Hooper 5. Tubarão 1975, de Steven Spielberg,

6. Rocky - Um Lutador 1976, de John G. Avildsen  7.Carrie, a Estranha 1976, de Brian de Palma .



       

8. 'King Kong' em 1976,9. Guerra nas Estrelas 1977-George Lucas e 10 e Grease 1978.

 
Na televisão os programas que fizeram sucesso: Nacionais (Chico City, Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, Malu Mulher. Nos desenhos que fizeram sucesso: Speed Racer, Pica-Pau, Pernalonga, Piu-Piu, Tom e Jerry, Gaguinho, Os Herculóides, Homem Pássaro e Popeye.



7. Boys;
Nos anos 70, tecidos sintéticos estavam em alta. O padrão masculino de beleza nessa década era bem diferente do que é hoje, geralmente os homens usavam bigodes e costeletas, quanto mais pêlos tinha o homem, mais másculo era considerado, também devia exibir o seu peito peludo com a camisa aberta e de preferência com um medalhão reluzente.
Na década de 1970, existia a moda unissex, ou seja tanto o homem ou mulher podiam usar a mesma roupa, sem ser apontado na rua. Haviam os macacões chamados de peça única, que eram peças inteiriças unindo calça e camisa, que na minha opinião tinha que ter muita coragem para sair com uma peça dessas na rua.
As camisas eram de poliéster com golas pontudas e as calças eram geralmente de tergal, com muitas cores e estampas, tinha também as parkas, que eram uma espécie de colete com um cinto que se usava com uma camisa por baixo. Não podemos esquecer dos sapatos de verniz com salto plataforma, para arrasar nas pistas das discotecas, com meias coloridas que chegavam quase até o joelho.

roupa dos anos 70 masculina ficou informal e surgem as calças baggy, a palavra chave é excentricidade, em meio a tantos visuais há ainda espaço para os bigodes, incentivado pelo Village People. Barba e bigode vieram dos hippies dos anos 60, os hippies permaneceram nos anos 70 e com eles o uso de bio-jóias masculinas eu hein.

8. Personalidades Públicas;
Os mais conhecidos e requisitados eram esses:
    



  
Al Pacino, John Travolta, Andy Warhol ( figura   do movimento Pop arte). 
Olivia Newton-John qu passou a fazer sucesso nos Estados Unidos e no mundo a partir do lançamento de Grease,Lynda Carter ninguém conseguiu emplacar uma atuação como a heroína Mulher Maravilha, Carrie Fisher que interpretou a Princesa Leia pela primeira vez, no filme 'Guerra nas Estrelas, Bruce Lee e Grace Jones ( cantora disco).


9. Beleza e Make
Nos dias atuais as mulheres querem parecer cada vez mais naturais e por isso buscam maquiagens que possam transmitir a beleza própria de cada pessoa. A maquiagem dos anos 70 é muito buscada porque permite o realce natural e também há a possibilidade de se maquiar para qualquer momento do dia e da noite. Essa beleza brinca com o “natural” e com as cores como lilás, verde azul e dourado.

A pele tem brilho e os olhos normalmente é o foco acompanhado de uma boca bem discreta.
Já nos cabelos, podem ser super liso com uma faixa de lã ou super ondulado com uma trança e grampinhos. Enfim, é livre acompanhados de  hand bands de florzinhas, lenços e faixas.
Surge a onda do andrógino: é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência, ou seja, vc não sabe se é homem ou mulher.
As mais belas mulheres e padrão de beleza eram:

          
Farrah Fawcett, Debbie Harry eJerry Hall.


10. Moda
Enfim chegamos a minha parte preferida. YEY! Eu nunca vi uma década com TANTAS referências. É um mix de possibilidades. Foi marcado por uma grande mudança no comportamento dos jovens que se refletiu na música, na liberdade sexual e na moda.

Surge o poliéster: fibra artificial sintética, obtida de processos químicos, derivada do petróleo. E o conceito de unissex fica em evidência cada vez mais. Separei então as cinco vertentes da Moda pra provar que não era só o Hippie que reinava, vamos lá:

1. Estilo hippie;Jeans e calças militares usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muitos brilhos Camurças com franjas; saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas.

2. Estilo apache; 
Colares de contas miçangas, bijuterias étnicas; Saias e calças de cintura baixa com cintos largos ou de penduricalhos; Estampas florais, e psicodélicos em quantidade; Roupas artesanais, materiais naturais e tinturas caseiras.
Os Apaches são os índios mais conhecidos da América do Norte por serem um povo aguerrido e muito exposto no cinema. Eles se auto definem como Ti-neh (O Povo).
Resultado de imagem para hippie girl  style 70's
3.  Estilo Safári;
 Safári é a denominação usual para expedições de caça na selva ou na savana africana. Tradicionais "roupas para safari" cáqui, verdes e marrons, vendidos em toda a parte na África, são especialmente boas porque permitem que os usuários misturem-se ao cenário.
Resultado de imagem para PSYCHEDELIC BOY  70's
4. Psicodélico;
Ele tem origem grega e quer dizer "o que faz brilhar a alma".A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos ou pela exuberância criativa livre de obstáculos.


Era a época dos famosos sapatos plataforma, das calças boca-de-sino, das meias de lurex, do poliéster e dos signos do zodíaco. O antigo conceito de exclusividade caducou e a massificação dominou o mercado. 


Além disso, o unissex entra na moda com suas boca-de-sino e sapatos plataforma. A moda glitter também emplacou nos anos 70: futurista, metálica e andrógina, personificada na figura do camaleão David Bowie. O "paz e amor" foi cedendo espaço à moda disco que aqui no Brasil atingiu seu ápice com a novela Dancin Days. O estilo Liberty (padronagens com mini flores) adornados com bordados eram usados tanto nas roupas como nas bolsas.



5. Moda Glitter: Muito usado na época o glitter era a  malha que é estampada em quadro com o glitter na cor desejada e esta estampa leva uma camada de pasta incolor que não sai na lavagem em máquina, pois a pasta incolor a protege.

 

Muito usado nas pistas de dança, Bee Gees na vitrola e roupas cintilantes dão o tom da nova onda disco, que invade o planeta.

As bolsas com armação de metal, e as de estilo envelope, usadas na década de 30, voltaram a ser usadas.

 

5.Punk: denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.
Ufa, achei que esse post jamais iria terminar, nessa década foram tantas referências que poxa me deixaram tonta. Mais eu adoro, principalmente o hippie (piegas) e o punk. E vocês o que acharam?
Participem do Blog comentando! Beijinhos ;*





9 comentários:

Carla disse...

Acho que minha parte preferida dos 70's foram os filmes. Na moda também teve muita coisa legal... algumas referências que estão presentes até hoje, né?!

Beijinhos

www.burguesinhas.com.br

Barbara Almeida disse...

Adooorooooo a maquiagem bem natural, e os looks dos anos 70 hahaha, Só nao digo que nasci na época errada porque ADORO tecnologia hahah

Beijos, Love is Colorful

Mariana Purificaçao disse...

CAAAAARACA que tunel do tempo hein hahah adorei acompanhar as mudanças de cada época
Beijos, Um Mundo Em Duas 

Thayse Stein disse...

Esse post lembrou os trabalhos do começo da faculdade de moda! Muito bacana relembrar, ficou bem completo, parabéns pela pesquisa <3


Beijos
Brilho de Aluguel

Mariana Pedroso disse...

Pirei quando vi Grease e Star Wars no teu post. Melhor época. <3

Bianca Schultz disse...

Eu acho que teria sido muito feliz se tivesse vivido nos anos 70!
Adorei o post e uma paradinha especial no gif do Grease e na foto da Olívia! Acredite, mas tenho o filme original em DVD na minha estante, haha, adoro e assisto muitas vezes sem cansar!

Beijos!
Blog Bianca Schultz

Daniella Dias disse...

Ahhhh... Popeye, mulher maravilha...
Foi sem dúvida uma década bem marcante e o que mais me chama a atenção é o estilo.
Estilo de vida, de moda, de liberdade (embora não fôssemos, rs), sabe?

Mais um post top! Adorei!

bjOO

Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins

Aline Patricia disse...

Amei, menina vc pesquisou muito, gostei bastante do resultado.

http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

Ana Soares disse...

Amo taanto esse estilo Hippie!
Só vim aqui deixar registrado o meu muito obrigada pelo carinho!
Te respondi lá no meu blog, de qualquer forma!
Um beijo! www.anadodia.com

Postar um comentário