segunda-feira, 11 de julho de 2016

UMA HISTÓRIA EM SAPATO: MELISSA


Pra quem não sabe eu sou uma super fã da melissa, ou melhor melisseira como algumas pessoas dizem e hoje, aqui no Blog tem uma sessão só pra elas e o meu Canal no Youtube é cheio de vídeos sobre elas. Hoje eu quis fazer em especial um post pra vocês e pra mim também porque eu amo, vamos conhecer mais sobre essa marca.
A Grendene é a fabricante da Melissa sabiam? Ela possui várias marcas ligadas a ela... é uma empresa gaúcha, e foi fundada em 1971 na cidade de Farroupilha, tinha como objetivo inicial a fabricação de embalagens plásticas para garrafões de vinho, pertencia aos irmãos Alexandre e Pedro Grendene. No ano de 1979, os irmãos resolveram investir em calçados feitos de sua maior matéria prima, o plástico e depois de algumas tentativas lançaram no mercado a Aranha, seu modelo foi inspirado nos pescadores da Riviera Francesa. Nos seus primeiros dois meses no mercado atingiu a marca de 200 mil pares de sapatos, ou melhor  25 milhões de unidades em um ano

A Melissa foi crescendo e procurou outros meios de divulgar seu produto. Ela foi pioneira em fazer merchandising na televisão brasileira. Isto ocorreu na novela Dancing Days a partir dos pés de Júlia, personagem interpretada por Sônia Braga. 


No ano de 1983, com modelos assinados por grandes estilistas internacionais - como Thierry Mugler, Jean Paul Gaultier, Jacqueline Jacobson (da marca Dorothée Bis) e Elisabeth Seneville - as sandálias MELISSA já ultrapassavam as fronteiras tupiniquins, indo parar nas vitrines das mais famosas lojas do mundo. Em outubro, esses estilistas desfilaram suas coleções de primavera-verão em São Paulo. No ano 1984 a melissa ganha uma versão infantil, a MELISSINHA. Desde então, a linha KIDS da empresa não parou mais de crescer ( minha mãe teve uma na cor coca - cola) e logo depois parcerias com marcas infantis.

  Houve um período de estagnação e em 1994 lançaram sandálias novamente, até o ano de 1998 se posicionou no mercado e utilizou a  famosa modelo Claudia Schiffer para uma campanha publicitária em revistas e televisão, criou novas linhas de calçado e no início dos anos 2000 voltou a crescer, o que lhe rendeu as passarelas da moda e a conquista do mundo fashion.


Há alguns anos, a marca, que redescobriu sua vocação fashion, passou a investir em parcerias com profissionais de várias áreas, como o estilista Alexandre Herchcovitch, os designers Fernando e Humberto Campana, Jean Paul Gaultier, Romero Brito, Patrick Cox, J.Maskrey e a estilista britânica Vivienne Westwood. 
Preparei uma linha do tempo bem longa pra vocês conhecerem bem a história, *OI (Outono/Inverno)
*PV (Primavera/Verão).

Coleções da Melissa
♥ 1979 - Nasce a Melissa Aranha

♥ 1980's: 
Lançamento da MELISSINHA, modelo para criança que vinha sempre acompanhado de um acessório especial, como por exemplo, relógios e pochetes. O modelo infantil foi introduzido no mercado com a célebre campanha das meninas ruivas e o slogan “A Melissinha que vem com a pochetezinha”. O modelo da XUXA vendeu 13 milhões de pares em 1986, tornando-se um verdadeiro sucesso entre as meninas brasileiras.
1979: Nasce a Melissa,  e nos anos 80's alguns modelos foram lançados.

♥ 1995: Summer Collection
♥ 1996: Winter Collection

♥ 1997: Hot Collection
♥ 1998: Top Collection



 ♥ 2000 - ?

♥ 2001: I love Melissa
 Lançamento, no inverno, da MELISSA LOVE SYSTEM, um tênis totalmente injetado que tem o humor como principal matéria-prima. O produto fazia parte da coleção I Love Melissa, uma verdadeira injeção de autoestima no cenário da moda pós-atentados de 11 de setembro.



♥ 2002: Melissa do Brasil
Em julho, a Grendene patrocina pela primeira vez o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Em pleno prédio da Bienal, a marca montou um Hospitality Center para apresentar a nova coleção MELISSA do Brasil, com modelos criados pelo artista plástico Romero Britto.

♥ 2003 OI: Music


♥ 2003 PV: Plasticodelic
● Lançamento de uma linha assinada pelo estilista ALEXANDRE HERCHCOVITCH.
● Lançamento do comércio on-line da marca.


 ♥ 2004 OI: Tour
Lançamento da coleção MELISSA TOUR, que propunha uma visão divertida das várias etnias do mundo.

♥ 2004 PV: Celebration
Durante a SPFW de junho é lançada a coleção MELISSA CELEBRATION, uma doce comemoração dos 25 anos da marca. Foi neste momento que se iniciou a parceria com os irmãos Fernando e Humberto Campana, designers brasileiros consagrados internacionalmente.
Houve o Lançamento da coleção MELISSA ZIG-ZAG, que consistia no clássico modelo Aranha e uma sandália de salto alto.

♥ 2005 OI: Loveroboots
Lançamento da coleção MELISSA LOVE ROBOTS na SPFW de janeiro como forma de abordar a questão da tecnologia humanizada.

♥ 2005 PV: Wonderland
♥ 2006 OI: Rock n'Love
♥ 2006 PV: Trópicos de Melissa
Lançamento da MELISSA CAMPANA ZIG ZAG, uma sapatilha prática, moderna, usual e eclética, capaz de transitar em várias ocasiões com a desenvoltura característica da marca. Inspirada no conceito Zig Zag, sob a forma de linhas entrelaçadas, este modelo se transformou em arte urbana.

♥ 2007 OI: Create Yoursef
♥ 2007 PV: Contos de Melissa
Lançamento do modelo MELISSA PAPEETE RAINBOW GLIMPSY que muda de cor de acordo com a luz. Na sombra uma cor e no sol outra completamente diferente. Não é magia. O efeito é conseguido com o uso de um pigmento sensível à luz ultravioleta, presente nos raios do sol.
● Lançamento da sapatilha MELISSA NIGHT, concebida pelo estilista Lorenzo Merlino. A peça tinha bico arredondado e detalhes que pareciam pesponto

♥ 2008 OI: As Viagens de Melissa

♥ 2008 PV: Secret Gardens






♥ 2009 OI: Afromania


♥ 2009 PV: Love Pirates
Lançamento da MELISSA BUBBLES, que introduziu uma nova tecnologia chamada Skin Touch, capaz de proporcionar ao material a sensação do toque da pele
♥ 2010 OI: Et Circenses


♥ 2010 PV: Amazonista



♥ 2011 OI: Time Code



♥ 2011 PV: Power of Love
Lançamento da MELISSA + GAETANO PESCE, um calçado de plástico coberto com pequenas bolas totalmente customizável. Á primeira vista, parece uma “ankle boot”, formada por círculos vazados. De tesoura na mão, a criativa consumidora desta MELISSA pode transformá-la no calçado que desejar: de rasteirinha a sandália


♥ 2012 OI: Plastic Paradise



♥ 2012 PV: Rainbow
Lançamento da coleção MELISSA RAINBOW, uma celebração do que torna a vida mais feliz, colorida e divertida. Por isso, os calçados são extremamente leves, do jeito que a estação pede. Dentre eles, Melissa Prism (peep toe bicolor de salto anabela), Melissa Solar (de tira bem fina e delicada), Melissa Color (tira em formato triangular e com aplicações) e Melissa Optical (super moderna). Mas o carro chefe da coleção é mesmo a Melissa Dance Hits (acima), uma releitura da sapatilha bailarina.
● Lançamento de uma coleção de bolsas, cujos modelos são vazados com forro de interno removível.



♥ 2013 OI: Cine Melissa

♥ 2014  PV We are Flowers



♥ 2014 OI Nation


♥ 2015 PV Eat My Melissa



♥ 2015 OI Star Walker
♥ 2016 PV Wanna be Carioca


♥ 2016 OI Dance Machine

Uol, acho que terminei, eita post demorado pra fazer hein, deu trabalho mais foi feito com amor espero que tenham gostado, agora estamos aguardando a nova coleção para o verão 2017 a Mash Up.
Mais diz ai, é impossível resistir, tenho quase todas as revistas, acho que me faltam duas só, se alguém tiver a Plastic Fantastic e Wanna be Carioca favor entrar em contato viu!
Vocês sabiam que Melissa é a única empresa de calçados no mundo que possui cheiro em seus produtos? Quem não ama esse cheiro? Me diz ai o que achou do post!!!
Fontes: O mundo das Marcas , Finesseja e  Melissa.

Com amor e cheirinho de chiclete Menina Caprichosa ;*

21 comentários:

Aline Amorim disse...

Que post maravilhoso!
Lembro da minha primeira melissa, a aranha.
E no ano 2000, a dificuldade de fazer meu pai me dar o tênis. Ele era todo transparente e eu usei até rasgar.
Amo melissa. A última que comprei foi uma tipo sapatilha de bailarina!
Beijos, Aline
http://versoaleatorio.blogspot.com.br

Priscilla Martinez disse...

Adorei o post, eu não sabia dessas coisas eu achei super interessante..
Eu amo a marca, tanto que quando tiver uma filha vai se Chamar Melissa 😍

Beijos


http://blogpriscillamartinez.blogspot.com

Karina do Vale disse...

Gente, que coisa mais criativa, eu não sabia, adorei!
http://www.karinadovale.com.br/

Beatriz Nathaly disse...

Olá! Eu sou viciada em Melissa também, tenho várias! Só não tenho mais porque elas são meio carinhas rs

Beijinhos,

Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

Dayane Nascimento disse...

Que legal esse post, muito completo, muito legal saber uma pouquinho mais da história dessa marca ♥
Acredita que eu não tenho nenhuma? A diferentona hahha
Beijos
www.conversandocomalua.com

Hellz. disse...

Nossa, eu não sabia dessa trajetória toda! Fiquei bem nostálgica porque lembro dessas propagandas de 2003 e 2004 ;O HHAHAH

e não sabia que o nome do modelo era aranha ;O

beijo
beinghellz.com

Daniella Dias disse...

Eu não sou uma melisseira, mas já tive uma aranha! #quemnunca
E sou apaixonada pelo cheirinho delas.
Não sabia que era a única com cheiro!! #uou

Adorei o post e de conhecer sobre a história dessa que faz tanto sucesso por aqui.

bjOO

Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins

Thaiane e Thalita disse...

Amamos saber a historia da Melissa,mas faz tempo que não compramos nenhuma Melissa, pois temos algumas e usamos bem pouco.


Beijos


www.onlyinspirations.blogspot.com.br

Marina Alessandra disse...

Nossa...não sabia um terço disso tudo. hahahah post interessante. Eu até gostava de melissa, mas ela começou a machucar meu pé, aí parei de usar :(
Beeijos,

www.marinaalessandra.com

Vitamina Trendy disse...

Mais do que saber da história, o que eu mais amei no post foram as fotos antigas!!! Adoro ver publicidades antiguinhas. Inspiradoras!


Beijooo
www.vitaminatrendy.com

Pam Teles disse...

Poxa que bacana seu post, muita informação bacana sobre a marca.
Eu não sabia de nada sobre a Melissa, nunca curti muito por serem de plástico/silicone e eu achar bem desconfortável, porém quando menor eu morria de amores por esse modelo 'aranha', depois de longos anos comprei uma, hahaha ainda tenho guardada e de vez em nunca a uso :D

Blog | Facebook | Instagram

Nequéren Reis disse...

Postagem maravilhosa
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Bianca Silva disse...

Que evolução a melissa teve, hoje ela cria melissas incríveis a cada dia, muito interessante o seu post viu! aah responde uma Tag lá no blog e indiquei você para responder também .
https://blogamigapirei.blogspot.com.br/2016/07/tag-liebster-award-bybia.html?m=1

Gih Gavazzi disse...

Minha campanha favorita foi a de 2007 das historias de contos de fadas!!
Eu amei o post.
kisses
http://www.colecionadorademoda.com

Ju Margarida disse...

Amo melissa porem meu bolso ultimamente nao esta ajudando a comprar ahaha!
Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
Um beijo da Ju Margarida.
Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça

BLOG:
http://www.politicamenteincorreta.com/

Lolla Camelo disse...

Se eu não me engano, eu cheguei no seu blog justamente em um vídeo sobre a Melissa! hahahaha
Quando eu era menor, a melissa aranha era um sucesso pra mim, eu amava todas e tinha de várias cores. Eu lembro que eu até usava com um meião colorido e me sentia a it girl da cidade hahahaha. Mas depois disso eu parei de usar, tipo nunca mais mesmo, fiquei doida com a coleção com o Karl Lagerfeld, mas não tive coragem de comprar ainda. Vi que lançaram várias coleções fofíssimas nos últimos anos e quem sabe eu me jogo na Melissa novamente, né?!

Beijos,
rodoviadezenove.com.br

Lara Reis disse...

Eu sempre amei muitoooo Melissa, acho lindo e super prático e diferente! As coleções de Vivienne Westwood, Karl Lagerfeld e Jason Wu são minhas preferidas, amo demais! <3
Adorei seu blog, flor, já estou seguindo aqui! :)

Bisous,
Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
www.pequenomuffin.com.br

Tamyris Pacas disse...

que post maravilhoso!!!!
Lembro de muitas propagandas de 2000 para cá. Melissa nunca sai de moda *.*

beijos
http://www.pequeninita.com.br/

Cantinho dos Rabiscos disse...

Oii!
Sempre gostei bastante das Melissas, mas nunca fui fanática por elas kkk Ótimo post! Seguindo, flor ♥

Beijão!
http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

Ana Luiza Ferreira disse...

Oi oi,

apesar de não gostar muito das melissas, foi bacana ver um pouco da história da marca!

Beijos!
Visite o Mademoiselle Loves Books
http://www.mademoisellelovesbooks.com/

Janaina disse...

Maravilha de post!!!
Cheguei aqui pelo Google, tentando achar um modelo antigo que eu tinha e amava... e ACHEI!!! Estou tão feliz!
adorei relembrar as coleções antigas, tive praticamente um modelo de cada uma... cá entre nós, eram bem mais bonitas que as de hoje, hahaha.
Obrigada por fazer esse levantamento pra nós. <3

Postar um comentário